sábado, 24 de outubro de 2009




PROJETO CIA. DO CORDEL
Professora Luciana Lima

Diante da dificuldade dos alunos em leitura e desinteresse, quase que total por ela, nasceu a necessidade de encontrar um instrumento ou ferramenta que tornasse esse distanciamento menor. Por estar sempre envolvida com eventos culturais e manter um relacionamento muito estreito com as manifestações populares, foi que surgiu a oportunidade de unir o útil com o que é agradável.

Como simpatizante das literaturas, o Cordel não poderia ser deixado de lado. Então apresentei aos alunos de 7ºano à Literatura de Cordel, e mal pude acreditar no que via. Alunos lendo voluntariamente e recontando para os colegas as melhores partes de cada leitura. A maior recompensa deste trabalho foi ouvi-los dizendo que entraram na Internet para procurar outras histórias, procurarem sobre o autor do cordel lido em sala de aula. E já se passaram quatro anos, e ainda hoje vibro com as diversas reações dos alunos, quase sempre positivas.

Neste período de trabalho, com esta Literatura, realizamos apresentações na biblioteca da escola para algumas turmas, e no segundo ano fomos convidados pelos organizadores da Mostra Estudantil de Nova Iguaçu para fazermos a abertura do evento, que aconteceu no SESC do município em 2007. Este grupo de alunos, pioneiros neste trabalho, não fazem mais parte de nossa unidade escolar, mas continuam somando nesta empreitada de incentivo a leitura, ajudando a semear nos outros alunos a semente do amor pela leitura.

Continuar com o projeto tornou-se cada vez mais precário sem um acervo e local destinado a esta literatura, daí então surgiu a necessidade e vontade de se criar tal espaço em nossa escola. Então procurei aprofundar meus conhecimentos e minha paixão aumentou.

Procurei conhecer os mestres da Literatura de Cordel em minhas pesquisas bibliográficas, e descobri que esta é de origem européia e medieval. Grandes escritores como Gregório de Matos, Gil Vicente, Camões, Guimarães Rosa, Jorge Amado e até Vinícius de Moraes se renderam e produziram cordéis. E no centro de referência de cultura popular nordestina em São Cristóvão conheci Mestre Azulão, um dos ícones em produção de Literatura de Cordel.



Também conheci Miguel Bezerra que por vários motivos para mim será sempre único. Repentista e poeta, domina e apresenta todas as modalidades de produção de repente e faz diferença entre este e o Cordel.

E ainda descobri que os cordelistas possuem uma academia ABLC (Academia Brasileira de Literatura de Cordel) situada em Santa Teresa, popularmente conhecida como Casa do Cordel. É ordenada e organizada por seu presidente Gonçalo Ferreira. A Literatura de Cordel também possui seus imortais. Que máximo!!!

Não se pode tratar de cordel sem destacar a arte da xilogravura. Esta é outra maravilha que este tipo de literatura nos aproxima, as capas reproduzidas com esta técnica de desenhos talhados em madeira, pedra ou metal. Tive o prazer de conhecer o xilogravurista Erivaldo Ferreira da Silva, que domina a arte desde os 14 anos e mais tarde no MAM (Museu de Arte Moderna), como bolsista, adotou e aperfeiçoou a xilogravura colorida. Vive desta arte e seu trabalho estará em todas as bibliotecas do Brasil presente nas ilustrações do livro Cordel em Arte e Versos de Moreira de Acopiara, aprovado e distribuído pelo MEC.




Após todo este percurso, e em cada momento recolhendo um pouco de material e conhecimento, neste ano 2009, conseguimos montar um modesto, porém muito importante acervo para pesquisa e entretenimento para nossa biblioteca chamado Cordelteca; onde os alunos e visitantes poderão também desfrutar desta arte. Além dos folhetos, temos placas de xilogravura e livros que fundamentam a história desta Literatura, como antologias, dicionário de cordel e muito mais.

É claro que depois de todas estas informações e incentivos para a leitura deste tipo de texto, não poderia deixar de postar um folheto para apreciação de todos que se interessaram. Este fragmento de Cordel foi retirado do folheto de Isael de Carvalho chamado O clone do capeta ou A história d’um cabra muito feio. Aproveite a leitura e comente!!!


“Há mistério nesse mundo

que me deixa intrigado

e às vezes leva-me a crer

que ta tudo errado.

Enquanto um tem beleza

que “dizem” que não põe mesa

outro é  desengonçado.

O que eu vou contar agora

Você  pode acreditar:

Se você  já viu feiúra

Daquelas de assustar,

Mas nunca viu Zé Tibira,

Irmão de Dona Jacira,

Um conselho eu vou te dar.

Tenha bastante cuidado

Com o susto imediato,

Zé Tibira é mais feio

Do que um porco-do-mato

Mas apesar da aparência

Tibira tem inocência

De criança de orfanato.

Zé Tibira é tão feio

Que assusta assombração,

Faz lobisomem desmaiar

E saci cair no chão.

Até mula-sem-cabeça

Por incrível que pareça

Já fugiu deste feião!!!!

O caso de Zé  Tibira

Chega a ser sobrenatural;

O sujeito é  mais feio

Do que morcego e bacural.

Deve ser d’outro planeta

Ou é  o clone do capeta

Que fizeram no hospital.(...)”

Escolha a parte deste cordel que você mais gostou e escreva aqui. A parte que tiver mais comentários será postada neste espaço da próxima vez.

34 comentários:

  1. Bem gostei muito ,e uma coisa bem divertida e intrresante para todos .Gosto da parte em que o bode sai correndo atrás dele .
    Cinthia raquel ,704.

    ResponderExcluir
  2. eu achei o Cordel muito legal,chamou muito a minha atenção e eu gostei de muitos Cordeis.Danielle Andrade turma:704

    ResponderExcluir
  3. eu adorei foi muito enteresante, eu queria que estivese a mula ela e a mais legal do cordel nome:dafnny cristine
    turma:704

    ResponderExcluir
  4. Aí professora luciana eu acho o cordel muito legal e interessante principalmente as rimas eu gostaria de ver o peido que a nega deu professora eu gostaria que a senhora fizesse peças sobre o cordel

    MARILIA GRAZIELLA VALENTIM T:704

    BEIJOS TCHAU!!!

    ResponderExcluir
  5. eu achei o cordel do clone do capeta legal a parte que ele vem a igreja e sai todo mundosay correendo assustado e tambem

    nome:matheus erico
    turma:704

    ResponderExcluir
  6. eu não conhe cia o cordeu , mas depois de ouvir eu gostei muito desses cordeis muito bom

    a parte que eu queria era aparte do sé tibira


    nome: victor allan / numero: 12

    ResponderExcluir
  7. amei todos mais o que gostei mesmo foi o clone do capeta.
    amanda ribeiro da silva 704

    ResponderExcluir
  8. EU ACHEI O CORDEU DO CLONE DO CAPETA MUITO ENTERESANTE .FABIANA LOUREIRO TURMA704

    ResponderExcluir
  9. Eu acho o cordel muito legal ! nome:Ana Luiza Gonçalves Corrêa. Turma:704

    ResponderExcluir
  10. Adoro cordel,é muito legal.
    Aluno(a): Tayane C.R.S de Oliveira

    ResponderExcluir
  11. EU ACHEI LEGAL MAS LEGAL MESMO E COMO SE LER CRONI NA IGREJA UNIVERSAL MATHEUS DA SILVA CORREIA 704

    ResponderExcluir
  12. ACHEI MUITO LEGAL EU GOSTEI DA PARTE DO BODE RAPHAEL 704

    ResponderExcluir
  13. o testo qe eu mais gosto e o texto do zÈ tibira e tao feio


    nome:gabriel de oliveira sousa

    ResponderExcluir
  14. EU ACHEI O OCORDEL MUITO LEGAL E MUITO IMPORTANTE PARA A NOSSA APRENDIZADO ESTUDANTIU,A PARTE QUE EU MAIS GOSTEI FOI QUANDO A IRMÃ VIU O CAPETA.
    Natanael Netto
    turma:704

    ResponderExcluir
  15. eu achei o cordel legal a parte que eu gostei foi a parte que o Zé Tilibra é tão feio que assusta assombração,faz lobisomem e saci cair no chão.
    GILCILENE 704

    ResponderExcluir
  16. gosto muito de cordel e gostei desse pedacinho
    queria que tivesse aquela parte da cabra que o diabo mandou!
    Natália turma:704

    ResponderExcluir
  17. eu nunca tinha lido um cordel quando li axei enteresante e pre tendo ler vario outros turma 704 aluna raiane

    ResponderExcluir
  18. EU ADOREI, É MUITO INTERESANTE
    VIVIAN AMANCIO DOS SANTOS TURMA704

    ResponderExcluir
  19. eu gostou muito de cordel,pretendo ler muitos outros.vitória turma:704.

    ResponderExcluir
  20. EU ACHEI LEGAL E MUITO IMTERESANTE EU ADOREI LER O CORDEL [AMANDA SILVA CARVALHO TURMA.704

    ResponderExcluir
  21. a parte que eu mais gostei foi a do bode quando ele fica apaixonado pelo zé tibira, e ele tenta tirar o feitiço mais não consegue. thayanna lúcio da silva turma 704.

    ResponderExcluir
  22. eu adoro cordel gosto muito das histórias da cultura.gostei da parte que ele visita a igreja universal.tassiana lúcio da silva turma:704

    ResponderExcluir
  23. eu gosto muito de cordelo que eu mais gostei foi a do bodi monique santos de lima turma704

    ResponderExcluir
  24. eu amei esse cordel muito legal mas a parte que eu mas gostei foi qquando ele comeu a torta no lugar da Iasmyn
    nome:Lorena Caroline Turma:704

    ResponderExcluir
  25. Eeu amei esse cordel muito legal mas a parte que eu ,as gostei foi quando ele comeu a torta da Iasmyjá pensou se todo mundo falasse assim ia ser muito Show
    Lorena Caroline Rodrigues dos Santos turma:704

    ResponderExcluir
  26. O cordel e engrasado de mais, eu gostei bastante.
    eu gostei muito na parte que o bodi corre atras dele...
    stephanie bruna de oliveira turma 704

    ResponderExcluir
  27. eu adoreii o cortel foi muitoo legal tem varias coisas engraçadaa , eu gostei mais na parte que ele fala . o zé tibiri e mais feio de q porco-do-matoo isso foi a parte q eu mais gosteii .



    dayana gomes de oliveiraa turma:704

    ResponderExcluir
  28. EU GOSTEI DA PARTE DO CABRITO
    NOME:ANDRÉ LUIS
    TURMA:704

    ResponderExcluir
  29. Eu achei o cordel muito legal eu gostei da parte do bode.
    Lucas de Oliveira Ribeiro turma:704

    ResponderExcluir
  30. EU GOSTEI NA PARTE DO BODE. EU NÃO CONHENCIA O CORDEL.
    NOME:HIGOR
    TURMA:704

    ResponderExcluir
  31. EU GOSTEI DA PARTE DA IGREJA UNIVERSAL EU GOSTEI MUITO DE CONHECER O CORDEL. GLEICIANE DA SILVA BERNARDO TURMA;704

    ResponderExcluir
  32. Eu acho o cordel muito interessante eu gostei da parte do bode. Wesley da Silva turma:704

    ResponderExcluir
  33. EU GOSTEI DA PARTE DA MACUNBEIRA FEZ O BOLO PARA A FILHA DO PREFEITO QUE ELE GOSTAVA DELA MAIS ELE ERA MUITO FEIO EU APRENDI MUITO. FABIANA ALMEIDA DA SILVA MOTTA TURMA;704

    ResponderExcluir
  34. Gostei dessa parte
    Deve ser d’outro planeta
    Ou é o clone do capeta
    Que fizeram no hospital.(...)”
    Daniel vitor

    ResponderExcluir

O bom senso deve ser uma constante em nossas vidas para que possamos ser felizes.
Gratos por seu texto.

sua dificuldade na internet é...

Um dos projetos da Mostra 2010

Um dos projetos da Mostra 2010
Projeto de Língua Porutguesa Professora Luciana Lima