Estamos iniciando este projeto apresentando nossa abordagem do trabalho com a linguagem.Necessito esclarecer alguns pontos que considero importantes para entender nossa abordagem.
Trabalhei durante alguns anos com o texto literário, apenas, e me deparei com muitas dificuldades com relação a compreensão dos mesmos.
Por algum tipo de furor literário, ou vontade de que as outras pessoas percebessem a beleza que eu via, não entendia o motivo pelo qual meus alunos estavam tão apáticos e distantes.
Resolvi, há algum tempo, trabalhar com diversos tipos de texto, tomando como base a dissertação e a narração como bases conceituais.
Não nego a importancia dos textos literários no trabalho em sala de aula para o aprimoramento e aquisição das regras gramaticais, mas as dificuldades eram grandes, e o abismo cultural imenso entre as inversões sintáticas de Drummond e Vinicius e a vivência linguistica de minhas turmas.
Partindo dos pressupostos e orientações da SEE RJ elaborei um programa de ensino de Língua Portuguesa onde o texto é o início, meio e o fim do trabalho.
Os amigos professores que desejarem propor textos ou intervenções estejam a vontade para dialogar conosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O bom senso deve ser uma constante em nossas vidas para que possamos ser felizes.
Gratos por seu texto.