quarta-feira, 17 de março de 2010

DIVERSIDADE TEXTUAL

          Estamos iniciando este projeto apresentando nossa abordagem do trabalho com a linguagem.Necessito esclarecer alguns pontos que considero importantes para entender nossa abordagem.
          Trabalhei durante alguns anos com o texto literário, apenas, e me deparei com muitas dificuldades com relação a compreensão dos mesmos.
Por algum tipo de furor literário, ou vontade de que as outras pessoas percebessem a beleza que eu via, não entendia o motivo pelo qual meus alunos estavam tão apáticos e distantes.
          Resolvi, há algum tempo, trabalhar com diversos tipos de texto, tomando como base a dissertação e a narração como bases conceituais.
Não nego a importancia dos textos literários no trabalho em sala de aula para o aprimoramento e aquisição das regras gramaticais, mas as dificuldades eram grandes, e o abismo cultural imenso entre as inversões sintáticas de Drummond e Vinicius e a vivência linguistica de minhas turmas.
          Partindo dos pressupostos e orientações da SEE RJ elaborei um programa de ensino de Língua Portuguesa onde o texto é o início, meio e o fim do trabalho.
          Os amigos professores que desejarem propor textos ou intervenções estejam a vontade para dialogar conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O bom senso deve ser uma constante em nossas vidas para que possamos ser felizes.
Gratos por seu texto.

sua dificuldade na internet é...

Um dos projetos da Mostra 2010

Um dos projetos da Mostra 2010
Projeto de Língua Porutguesa Professora Luciana Lima