quarta-feira, 4 de agosto de 2010



MOMENTOS COM VINÍCIUS DE MORAES
por
Professora Luciana Lima

Tem como objetivo apresentar o escritor, compositor e poeta aos alunos de EJA. Visando homenagear este grande autor após trinta anos de seu falecimento. Nosso objetivo é tratar da vida dele e não do tempo de sua ausência, pois a verdade é que Vinícius de Moraes renasce cada vez que um poema seu é lido ou uma música sua é entoada.
O poetinha viverá para sempre através de seus versos, na alma e no coração de cada leitor.
O primeiro momento com sua obra aconteceu na biblioteca da própria escola que oferece um acervo riquíssimo e muito bem organizado pela professora Flávia Nogueira.
O segundo momento com a vida, contada através de várias cenas por seus mais íntimos amigos, filhas e genro. O qual produziu este maravilhoso DVD sobre nosso homenageado.
O terceiro momento foi em nossa sala de aula, na qual apresentei um material contendo um resumo de sua biografia e apresentei ainda sua trilogia mais clássica através de seus sonetos mais conhecidos.
O quarto momento se deu através da página virtual de nossa escola, idealizada e organizada pela professora Lavínia Dolores que sempre colabora em nossos projetos.
O quinto momento aconteceu na biblioteca, numa apresentação mais intimista, com a participação apenas dos alunos das duas turmas envolvidas. Contamos com a apresentação de dois vídeos montados pela professora Jaqueline com fotos tiradas no decorrer do projeto ilustrando alguns sonetos e a apresentação também de dois vídeos de apresentação musical de nosso homenageado.
 O sexto momento acontecerá na semana de Língua Portuguesa, onde alunos farão a leitura de poesias de Vinícius de Moraes e cantarão músicas por ele compostas. Contaremos neste último momento com a participação do professor de Artes Flávio e do professor Marco Antônio de Língua Portuguesa, colaborador de longa data de nossos projetos, tocando e cantando. Este projeto representa uma humilde homenagem a esta pessoa que simplesmente viveu para amar – Vinícius de Moraes.
Este projeto foi realizado com as turmas 701 e 702 de 7º ano de EJA – 1º semestre 2010.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O bom senso deve ser uma constante em nossas vidas para que possamos ser felizes.
Gratos por seu texto.

sua dificuldade na internet é...

Um dos projetos da Mostra 2010

Um dos projetos da Mostra 2010
Projeto de Língua Porutguesa Professora Luciana Lima